CONTABILIDADE
Após o encerramento das contas de resultado do exercício (contas de receitas e contas de despesas), inclusive a conta Lucros e Perdas, estamos em condições de proceder ao levantamento das duas demonstrações contábeis fundamentais para as empresas, ou seja, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Além de outras demonstrações secundárias. O balanço patrimonial deve ser transcrito no Diário, assim como a Demonstração do Resultado do Exercício. Não é necessário, entretanto, que se obedeça, no Diário, a disposição equacional do balanço, com o Ativo de um lado e o Passivo de outro. Todos os valores podem ser transcritos seguidamente, respeitada a ordem e a classificação das contas, e conterão, no final, a assinatura dos sócios e do profissional responsável pela escrituração (contador).
Balanço Patrimonial - BP
O balanço é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação.
É a demonstração que encerra a sequência dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio: ativo, passivo e patrimônio líquido.
Demonstração do Resultado do Exercício - DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício, elaborada simultaneamente com o Balanço Patrimonial, constitui-se no relatório sucinto das operações realizadas pela empresa durante determinado período de tempo; nele sobressai um dos valores mais importantes às pessoas nelas interessadas, o resultado líquido do período, lucro ou prejuízo.
A contabilidade, com os dois relatórios, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e financeira da empresa.
Abaixo temos a relação de algumas contas contábeis, com base nas informações vamos ver como se procede a elaboração do balancete, o balanço e a DRE.
(-)