Contabilidade
Neste período de inverno o pastoreiro levava todo o seu rebanho de ovelhas para um lugar chamado de aprisco para proteger suas ovelhas do frio intenso que matava.
Durante todo esse período no aprisco o homem tem a curiosidade em saber se o seu rebanho cresceu do último inverno até hoje e também se o seu rebanho havia crescido mais do que o de seu vizinho, pois o homem era muito ambicioso e tinha desafios para ver o seu rebanho crescer.
No inicio do período da civilização entra a contabilidade que vai avaliar a riqueza do homem ou seja vai verificar se houve acréscimos ou decréscimos de riqueza.
Para verificar se no seu rebanho teve algum acréscimo o homem teve a ideia de separar uma pedrinha para cada ovelha onde no final o montante total de pedrinhas representava a sua riqueza e esse conjunto de pedrinhas era guardado com muito cuidado.
Quando o inverno terminava o pastoreiro levava o seu rebanho de ovelhas novamente para os pastos e já podia se perceber que o nascimento era bem maior do que a mortalidade, então o homem vai administrando com cuidado e protegendo as suas ovelhas dos predadores. Toda lã produzida pelas ovelhas era retirada e negociada em troca de alguns equipamentos como de caça e pesca.
Com o passar do tempo o pastoreiro sabia que o inverno estava se aproximando novamente e juntava todo o seu rebanho e levava novamente para o aprisco para enfrentar outro período de inverno e seca.
Durante esse período uma nova contagem de seu rebanho era realizado e se repetia o mesmo procedimento para cada ovelha uma pedrinha era separada totalizando assim um novo conjunto de pedrinhas.
Realizando a comparação do conjunto de pedrinhas com o conjunto do inverno anterior o pastoreiro