Contabilidade
Capítulo 2.1 – Inicialização das análises e dos principais possíveis riscos a investigar nos clubes
Nossas análises se basearam inicialmente numa análise horizontal e vertical dos balanços patrimoniais e das demonstrações de resultado dos clubes analisados, e a partir daí, pudemos identificar as maiores variações e quais índices financeiros de quais grupos de contas contábeis trariam maiores informações para nossas análises e conclusões sobre a situação dos quatro grandes clubes de futebol de São Paulo.
É possível fazer análises da evolução das contas, de resultado ou patrimonial. Essa técnica é simples e importante no que refere às informações geradas para a avaliação do desempenho de uma empresa. Ela permite que sejam feitas comparações de valores absolutos através do tempo (analise de suas evoluções), e entre si, relacionáveis na mesma demonstração.
A análise vertical identifica a participação de cada elemento em relação a outro da mesma demonstração. De maneira geral, utiliza-se a receita operacional liquida como parâmetro de comparação para as contas de resultado e o ativo total para as contas patrimoniais.
A análise horizontal identifica a evolução percentual dos vários itens da demonstração financeira de um período para outro, mostrando se houve crescimento ou não do item analisado. (colocar autor e livro segundo ABNT)
De acordo com nossas análises identificamos inicialmente as grandes variações e contas representativas dos clubes de futebol, e encontramos os principais pontos críticos e relevantes na geração de caixa dos clubes em relação às suas obrigações, bem como a gestão e condução dos pagamentos e cumprimento com estas obrigações; gerência no ativo intangível que é a parte que compreende ao principal grupo onde são registrados os valores adquiridos dos atletas de futebol, onde se esperam deles benefícios econômicos futuros e empréstimos; antecipação de