Contabilidade
1
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Introdutória I
Professora: Natasha Young Buesa
TEMA 1: CONTABILIDADE – NOÇÕES PRELIMINARES
PARTE 1: Conceito e Histórico da Contabilidade
Conceito de Contabilidade
A maioria dos autores, e, portanto, dos livros, apresenta a Contabilidade como a ciência social que estuda o patrimônio e que apresenta: como campo, a azienda, como objeto, o patrimônio, e, como método, as partidas dobradas.
O Primeiro Congresso de Contabilistas, que ocorreu em 1924, no Rio de Janeiro, definiu a Contabilidade como: “a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos à administração econômica”.
Vejamos agora um pouco mais sobre o campo e o objeto de estudo da Contabilidade.
Entende-se por campo a parcela da realidade que é estudada por uma ou mais ciências. Por exemplo, as ciências sociais têm seu foco direcionado ao estudo do campo das relações entre seres humanos. A Contabilidade, dentro das ciências sociais, tem como campo a azienda
(atuais entidades econômico-financeiras), que pode ser entendida como toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações). Abrange não apenas as empresas formalmente constituídas (pessoas jurídicas com fins lucrativos), mas também as empresas informais, as empresas sem fins lucrativos, empresas públicas, pessoas físicas e demais. Exemplificando, estão incluídas as indústrias, as empresas comerciais, as empresas que prestam serviços, os clubes, os templos religiosos, os partidos políticos, etc.
Por objeto entende-se a preocupação principal que a ciência tem ao observar seu campo de estudo. No caso da Contabilidade, seu objeto é o patrimônio, entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações, referentes à azienda.
Reparem que a Administração também se ocupa de entidades (aziendas), porém, tem como objeto a organização de bens e