contabilidade
Os orçamentos dividem-se em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.
b)Orçamento de Produção: A elaboração do orçamento de produção está vinculada diretamente com as projeções de vendas. Zdanowicz (2001) comenta que não é correto projetar a produção da empresa sem o prévio conhecimento de sua real participação no mercado e de sua capacidade de absorção. Hoji (2003) coloca que o orçamento de produção tem como finalidade determinar a quantidade de produtos que devem ser produzidos em função das vendas planejadas, considerando-se as políticas de estoques e de produtos acabados.
c)Orçamento de Custo da Produção: é um dos componentes mais importantes para qualquer atividade produtiva, seja serviço, comércio ou indústria. Martins (2003) comenta que custo é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Quando trata-se de atividade num mercado que se aproxima da competição perfeita, onde os preços não são administrados por nenhum agente individualmente e quando o preço não pode ser ditado pelos agentes, que ofertam e demandam produto, as informações de custos surgem com relevância ainda maior, e resta a ela a busca pela maior rentabilidade. O avanço tecnológico dá origem a novos desafios gerenciais. As empresas necessitam de sistemas de gerenciamento de custos avançados para retratar o processo de fabricação, identificando desperdícios e proporcionando a visão das possíveis oportunidades de redução de custos e melhorias contínuas em busca de desempenho e da rentabilidade dos produtos ao longo do seu ciclo de vida. A gestão dos custos de produção é fundamentada no conjunto de atividades que são realizadas pela empresa dentro da sua cadeia de valores. O