contabilidade
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ATUARIAIS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTUDO DE CASO SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ERP
DISCIPLINA:
Sistemas de Informações Contábeis
PROFESSOR:
Dr. Aldemar Santos
ALUNA:
Alyne Medeiros
Turno:
Tarde
SUMARIO
APRESENTAÇÃO
Este trabalho acadêmico tem por objetivo apresentar de forma sucinta os conceitos de um Sistema de Informação, sua importância para as tomadas de decisões e os desafios para implantação dentro de uma empresa.
Ainda será possível observar os resultados apresentados após a implantação de um sistema integrado em uma empresa através da apresentação de um estudo de caso real.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.
Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social.
Ao contrário do que muitos pensam as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.
Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, consequentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.
O perigo de não se dar atenção ao aspecto social é que os sistemas automatizados (incluindo o software), não sejam eficazes ou não possam ser utilizados, apesar de