Contabilidade
Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.
ATO ADMINISTRATIVO: são todos os atos praticados pelo administrador e que não afetam o patrimônio da entidade; consequentemente, não devem ser registrados na contabilidade. Como exemplo de ato administrativo, pode-se citar a emissão de uma ordem de compra
FATOS CONTÁBEIS: são eventos que provocam alterações no patrimônio da entidade e, portanto, devem ser registrados pela Contabilidade.
DEPRECIAÇÃO
É a redução de valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente (geralmente o imobilizado), em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.
O encargo de depreciação poderá ser computado, no resultado do exercício, como custo ou despesa operacional, conforme a utilização do bem que sofre o desgaste, seja em uma entidade industrial ou comercial. A depreciação dos bens utilizados na