Caulinitas
A argila é um material natural formado por partículas cristalinas muito pequenas de minerais chamados de "argilominerais" (ou minerais argilosos). A estrutura de uma argila é composta por partículas de um argilomineral ou por uma mistura de diversos argilominerais. As argilas na presença de água desenvolvem uma série de propriedades devido aos argilominerais, tais como: plasticidade, resistência mecânica a úmido, retração linear de secagem, compactação e viscosidade de suspensões aquosas. São constituídas basicamente por silicatos de alumínio hidratados, podendo apresentar silicatos de magnésio, ferro ou outros metais. Os minerais que formam as frações finas pertencem a três grupos: CAULINITA, ILITA e MONTMORILONITA.
CAULINITA
Caracterizado por apresentar predominância de Argilominerais cuja estrutura cristalina é constituída, caracteriza-se pela existência de “camadas” constituídas pela alternância de uma “folha” tetraédrica de átomos de silício e oxigênio e de uma “folha” octaédrica de átomos de alumínio e hidroxilas, por isso designadas camadas 1:1. São formadas por unidades estruturais de silício e alumínio, que se unem alternadamente, conferindo-lhes uma estrutura rígida. São relativamente estáveis em presença de água.
Estrutura das caolinitas
MONTMORILONITAS
São formadas por uma unidade de alumínio entre duas unidades de silício, e entre as unidades existem n moléculas de água. As ligações não são muito firmes, por isto são instáveis em presença de água, ou seja tem caracteríscicas expansivas. Reúne argilominerais com camadas 2:1, constituídas de 3 folhas, as argilas deste grupo são também denominadas esmectitas.
Ex: BENTONITA
Estruturas das montmorilonitas
ILITAS
São estruturalmente semelhantes as Montmorilonitas. As substituições isomórficas (não alteram o arranjo dos átomos) que ocorrem tornam ela menos expansiva. Apresentam