Contabilidade
O objetivo dos Princípios Contábeis é garantir a comparação e a integridade das Demonstrações Contábeis e por isso, são homologados por órgãos internacionais de contabilidade. Eles nos permitem ter uma razoável garantia de que a empresa e a administração utilizaram critérios uniformes em relação às demais empresas brasileiras e ao restante do mundo. Sem os princípios contábeis, seria uma grande confusão, pois cada empresa adotaria o seu critério e seria impossível fazer qualquer comparação entre elas.
Deve-se ter em mente que a contabilidade e os critérios adotados baseiam-se no princípio geral da sinceridade e seriedade da informação contábil. introdução da contabilidade :
A Contabilidade, na qualidade de metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, ou mesmo pessoa de Direito Público, tais como: Estado, Município, União, Autarquia etc., tem um campo de atuação circunscrito às entidades supramencionadas, o que equivale a dizer muito amplo. Ocupando um espaço enorme, a contabilidade tem evoluído muito ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema de informações, que possibilitam a tomada de iniciativas mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações, para que isso ocorra à contabilidade como toda ciência necessita estar centrado num foco, num objeto que será investigado e desnudado, visando conhecê-lo intimamente. Para que todas as categorias da empresa possam saber com precisão a suas lucratividades por segmento operacional e até por produto fabricado ou revendido, além de ter rentabilidade do capital investido e a produtividade da mão de obra e dos equipamentos utilizados. A contabilidade