gerenciamento projeto
Operações unitárias envolvidas nos processos industriais de fertilizantes
INTRODUÇÃO O peneiramento é um método de separação de partículas de acordo com o tamanho.
Uma única peneira pode separar uma alimentação de partículas em duas frações. O material que é processado em uma série de telas de aberturas (malhas) diferentes é separado em frações de tamanho.
OBJETIVO O processo industrial de granulação dos elementos deve permitir uma adequada homogeneidade nas propriedades físicas e químicas do produto final. Grânulos esféricos, resistentes ao manuseio e rapidamente dispersos em água ou no solo são ideais para cultivos com máquinas automáticas de aplicação.
GRANULOMETRIA E PENEIRAMENTO
Na técnica de peneiramento faz-se passar uma quantidade de material através de uma série de peneiras, pesando-se o material retido em cada peneira. Ao alimentar a amostra na primeira peneira uma certa quantidade da amostra poderá ficar retida, enquanto boa parte atravessa e se deposita na segunda peneira a qual, por sua vez, poderá reter uma quantidade do material remanescente oriundo da primeira peneira, enquanto uma outra parte atravessará para alimentar a terceira peneira e assim por diante. Trata-se de um processo do tipo passa/não passa, e as barreiras são constituídas pelos fios da malha. A granulometria de fertilizantes sólidos é determinada pelo tamanho e pela forma de suas partículas, sendo expressa quantitativamente por meio dos resultados de uma análise granulométrica. Esta análise consiste, basicamente, em fazer uma massa conhecida do produto passar por uma série de peneiras com tamanho de abertura de malha decrescente. Pesando-se a massa retida em cada peneira, se expressa cada fração em termos percentuais. Como consequência da composição granulométrica, os fertilizantes sólidos podem apresentar o fenômeno da segregação. Segregação é a separação