CONTABILIDADE
SÃO LUÍS, 28 DE MAIO DE 2014
COMPONENTES:
PROF: DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL
DEPRECIAÇÃO
Depreciação
A DEPRECIACÂO dos Bens do Ativo Imobilizado corresponde a diminuição parcelada do valor dos elementos ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, da ação da natureza ou da obsolescência normal.
A depreciação tem como objeto os Bens materiais do Ativo Imobilizado, como por exemplo computadores e periféricos, instalações, moveis e utensílios, veículos, edifícios e construções, etc.
Os bens adquiridos para uso tem um tempo de vida útil, após os quais perdem o seu valor. O tempo de vida útil é o tempo em que um determinado Bem é útil para empresa.
Causas Que Provocam A Depreciação
Desgaste Pelo Uso: com o tempo, os Bens adquiridos para o uso da empresa vão perdendo a sua capacidade de produção e se desgastam. Por exemplo: um automóvel utilizado diariamente, durante 3 anos , no final deste período não terá o mesmo rendimento que um automóvel com poucos quilômetros rodados.
Ação Do Tempo: os Bens de uso da empresa, quando expostos ao sol ou a chuva , também sofrem desgaste pela ação do tempo. Por exemplo: um automóvel usado em regiões litorâneas , em conseqüência da maresia , tem maior probabilidade de apresentar ferrugens
Obsolescência: a evolução tecnológica torna obsoletos os Bens mais antigos. Por exemplo: as primeiras calculadoras manuais lançadas no mercado eram grandes, de difícil manejo e transporte, além de apresentar recursos limitados. Hoje, com os novos inventos, temos calculadoras muito mais eficientes e em tamanhos bem menores.
Tempo de Vida Útil e Taxa
O tempo de vida útil de um Bem será determinado em função do prazo durante o qual é possível a sua utilização econômica ( e a produção de seus rendimentos).
Algumas taxas de Depreciação
Contas Prazo Admitidos Taxas
Computadores e periféricos 5 Anos 20% A.a.
Edifícios e benfeitorias 25 Anos 4% A.a.
Motociclos 4 Anos 25% A.a.