atps
RELATÓRIO DE INTRODUÇÃO
No referido trabalho serão apresentadas as etapas propostas nessa Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Psicologia Social, que teve como objetivo o significado social quanto profissão, bem como as dificuldades enfrentadas e as possibilidades de ações contidas na realidade das assistentes sociais. O trabalho consiste na construção de uma fundamentação teórica prática referentes aos conceitos de humilhação social e invisibilidade pública, e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana.
A ênfase se da ao fato de algumas pessoas simplesmente não conseguirem ser enxergadas por alguns meios, pois é satisfatório para estes a invisibilidade de certos grupos sociais.
HUMILHAÇÃO SOCIAL: UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
Nos deparamos com vários tipos de humilhações durante toda a trajetória de vida, uma delas é a humilhação social, que atinge principalmente as pessoas de baixa renda. O fato é que esse tipo de humilhação causa ao ser humano muitos danos e o principal é o dano psicológico. Quem sofre desse tipo de transtorno, tende a ficar constantemente com complexo de inferioridade e se submete a reclusão por parte da sociedade. O fato de uma pessoa nascer em família pobre, por exemplo, não significa que ela deva se conformar com essa condição, uma vez que isso agrava ainda mais o problema fazendo com que ela fique longe de ser erradicado.
Durante a leitura do texto, percebemos o quanto é imposto ao cidadão menos favorecido que a condição dele determina sim o quanto ele é importante pra sociedade, ou seja, ele praticamente não existe nem tem valor no meio em que vive.
A sociedade delimita muito a vida de quem tem menor poder aquisitivos porque mesmo involuntariamente, o próprio cidadão contribui para isso em uma espécie de conformismo, percebemos ainda o quanto isso causa grandes transtornos as gerações futuras, onde aqueles que convivem com isso, tendem a continuar essa linhagem de desigualdades.
Humilhação