Contabilidade
SUDESTE MINEIRO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS-ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
JUIZ DE FORA-MG
2012
Felício Deotti Ladeira, RA: 01550001327
Jackeline Ferreira Stoianof, RA: 01550001178
Wagner Reginaldo de Paula, RA: 0155 A0342J0
Juliana T. Moraes, RA: 01550001442
TEMA: Escrituração Fiscal e contabilização de impostos: um estudo sobre tributação PIS/COFINS pelo Lucro Presumido visando à sugestão de melhorias.
(i) Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação semestral, em disciplinas do 2º/3º Períodos, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Sudeste Mineiro, sob orientação dos professores do semestre.
JUIZ DE FORA-MG
2012
DEDICATÓRIA
Dedicamos de modo especial, a todos nossos amigos e professores, que com amizade e companheirismos caminham juntos conosco e nos ajudam a cumprir essa etapa importante de nossas vidas. Também aos nossos pais pelo esforço, dedicação e compreensão em todos os momentos desta e de outras caminhadas.
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar agradecemos a Deus, fonte de vida e de graça. Agradecemos por nos iluminar durante todo esse trabalho. Aos nossos professores que incentivam nossos estudos, nos orientando e que de maneira direta ou indireta, contribuíram para realização deste trabalho.
RESUMO
A complexidade da economia e a expansão do mercado global provocam as empresas a enfrentarem cenários mais exigentes. Neste sentido, ao se depararem com este cenário, procuram redesenhar suas estruturas organizacionais em sintonia com o meio em que operam suas atividades econômicas com a finalidade de identificar sua capacidade e desenvolver políticas que orientem as estratégias organizacionais. No Brasil, um dos ambientes em que os investidores verificam maior custo para as organizações é o ambiente tributário. Os tributos relativos às pessoas jurídicas decorrem a partir do desenvolvimento da atividade econômica da empresa.