contabilidade
A vale é uma empresa brasileira que chegou no mercado moçambicano, e que de alguma forma veio mudar a estabilidade socioeconómico de Moçambique.
Ela assinou em Junho de 2007 um contrato mineiro com o governo moçambicano.
Esta empresa esta vocacionada na exploração de recursos minerais, especificamente o carvão mineral.
Análise Pest
Factores políticos
A vale encontrou em Moçambique a estabilidade politica necessária para poder desenvolver o seu negocio de exploração mineira no pais, através dos acordos de cooperação entre, Moçambique e Brasil.
Depois de instalada, a vale contribui significada mente para o crescimento da indústria mineira em Moçambique, facto que não era notável ates da sua implementação, pois a actividade mineira era feita de forma artesanal, isto é garimpo.
Para a vale iniciar as suas actividades, ela e o governo moçambicano assinaram um acordo, onde a vale tem um contrato de operar em Moçambique durante 30 anos.
Este acordo mais tarde veio criar um descontentamento no seio da sociedade civil e governamental.
Muito recentemente, a estabilidade política do pais esteve ameaçada pela tensão de conflitos entre a frelimo e a renamo, precisada mente na província da Beira concretamente no distrito de muxungue
Factores económicos
A implementação da vale trouxe consigo inúmeros ganhos, tais como, crescimento na economia do pais, criando postos de emprego a nível local e nacional, e desenvolveu o distrito de Moatize.
Ela explora cerca de 26 milhões de toneladas de carvão bruto por ano. É uma das empresas que detêm o maior número de acções.
Factores sócias
Com a entrada em funcionamento da vale em Moçambique, foram registados vários avanços significativos, a nível económico e sócias tais como:
Construção de infra-estruturas, escolas, hospitais, habitações, vias de acesso
A vale para poder extrair os seu recursos, teve que retirar as famílias que se encontravam naquela região, dai que teve que, reassentada.
Estas