Contabilidade
A contabilidade é mesmo uma ciência atraente! Desde o século XV, quando o monge italiano Luca Pacioli descreveu em livro o método das partidas dobradas, a essência do trabalho do contador continua desafiadora, exigindo dos profissionais muito mais que raciocínio lógico e puramente matemático. A capacidade de exercer a abstração e de aplicar essa habilidade à ciência é um dos grandes desafios da profissão.
Um conjunto de fatores e elementos exige do contador desenvolver a capacidade de atuar não só dentro da lógica dos números, mas os compreender e os relacionar ao ambiente dos negócios; às variáveis impostas pelas normas, regras e leis que regem a economia; às constantes e evolutivas mudanças tecnológicas; às realidades do meio ambiente em que pessoas, empresas e instituições estão inseridas; e às características das sociedades e das relações humanas, especialmente em um mundo que vive o fenômeno da globalização.
Pode-se concluir que a Contabilidade Comercial, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade comercial pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório buscando um diferencial competitivo.
Não deixando de lembrar que basicamente a Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mensura o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante. As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial procuram apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da Empresa, coesão interpretação dos resultados, e produzirem através de relatórios as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes