Contabilidade
Aparentemente, os temas como estatística, contabilidade, comportamento organizacional não se relacionam, no entanto como a Administração é uma ciência sinérgica, quando aplicados num plano em comum, se complementam. Os objetivos de cada uma perpassam pelas outras, desde a necessidade de prever os cenários futuros, adequando o presente e baseando a tomada de decisão sob as informações coletadas pelas diversas ferramentas empresariais.
Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo efetuar a análise sinergética dos demais assuntos relacionados, com o objetivo não de esgotar a literatura, mas de ter algo conciso, sólido e bem estruturado.
2 DESENVOLVIMENTO
Toda organização necessita de planejamento, isso é indiscutível. Mas como planejar num mercado altamente globalizado, influenciado constantemente pelos acontecimentos das macroeconomias externas, pelas variações do mercado interno e influências governamentais? Torna-se um desafio o empreendedor “apostar” em cenários futuros tão flexíveis e de alta capacidade de mudança. Por serem mercados tão mutáveis, a liderança tornou-se questão adequação e vantagem competitiva, vantagem aplicada de forma holística, principalmente aos que compõem a empresa, que vai desde o alto escalão até o chão da fábrica. Existem ferramentas que são imprescindíveis na previsão de cenários organizacionais, a melhor delas é a estatística. Através das variáveis que a própria estatística demanda, geralmente dados históricos, é possível, por cálculos, efetuar previsões com baixas margens de erro. E a partir dessas previsões traçar planejamentos futuros e reais a organização. Apesar de ser um ramo da matemáticas, mas diversos profissionais se utilizam dessa ferramenta, dentre eles se destacam os administradores que trabalham em áreas de logística, recursos patrimoniais e vendas, que são áreas que exigem planejamento, e consequentemente dados confiáveis. Ao ter acesso de dados históricos de demanda, por exemplo, é