CONTABILIDADE
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BARTOLOMEU
FABRICIO
HUMBERTO
RONE CLEBER
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: CONCEITO, ESTRUTURA E APLICAÇÃO.
BARREIRAS- BA 2012
BARTOLOMEU
FABRICIO
HUMBERTO
RONE CLEBER
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: CONCEITO, ESTRUTURA E APLICAÇÃO.
Trabalho apresentado ao Professor Carlos Prado do curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB, como requisito parcial para a obtenção da nota na matéria de tópicos contemporâneos.
BARREIRAS- BA 2012
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As Demonstrações Contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. (IBRACON NPC nº 27).
Composição das Demonstrações Contábeis
BALANÇO PATRIMONIAL - É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma.
Segundo a Lei 6404/76 as empresas estão obrigadas a levantar seus balanços pelo menos uma vez em cada período de doze meses, podendo este período coincidir ou não com o ano civil. Em casos excepcionais, levanta-se o balanço para abertura e organização de escritos, nas liquidações, transformações, incorporações e fusões previstas no Código Comercial Brasileiro.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) – é uma demonstração contábil dinâmica