contabilidade
Etapa 4
Passo 1
Ativos são recursos controlados pela entidade, como resultado de eventos passados e dos quais se espera benefícios econômicos futuros". Nesta definição os ativos são considerados como recursos controlados, e não de propriedade, da entidade, uma vez que os ativos surgem de eventos passados em transações que podem ou não envolver dinheiro. Assim, os ativos incluem imóveis, fábricas, equipamentos, bens, objetos de arrendamento financeiro, recebíveis a longo prazo, fundo de comércio adquirido, patentes, marcas e outros intangíveis, valores imobiliários, valores a receber circulantes, estoques, disponibilidades e despesas antecipadas.
Conforme as definições, pode-se elencar as principais características do Ativo: exclusividade do direito, detenção da propriedade, posse, controle e benefícios futuros.
Formas de Avaliação do Ativo
Segundo a Onu: "A avaliação é o processo de determinação do valor monetário a ser dado a um item incluído na denominação financeira. Para isso é necessário selecionar-se a unidade de mensuração e o método pelo qual o item deve ser avaliado".
Existem várias formas de se mensurar ativos, como apresentados no quadro abaixo:
Mensuração do Ativo Intangível: Goodwill
O goodwill pode ser considerado como a diferença entre o valor atual dos fluxos de caixa futuros, gerados pelos ativos da empresa e o valor dos custos dos elementos que propiciariam tal fluxo. Usualmente, as empresas não registram o goodwill devido às dificuldades quanto à questão da objetividade.
Segundo Iudícibus:
Seja qual for a maneira pela qual tentamos mensurar o goodwill, percebemos as grandes dificuldades. Em primeiro lugar, existe o problema da projeção do lucro ( ou do fluxo de caixa), não desprezível. Os problemas da taxa e do horizonte são talvez até mais complexos. Apesar de tal subjetivismo, o método de capitalização de lucro que racionaliza esta particular "visualização"do que venha a ser