Contabilidade
1. O conceituadíssimo e temido perito contábil Paranhos Melo foi contratado por um jornal da cidade do Rio de Janeiro, que faz parte de um grupo de empresas de comunicação, para auxiliar jornalistas na realização de reportagens investigativas. Esse trabalho visa melhorar a qualidade das matérias investigativas em termos de análise de operações contábeis e empresariais e ajudar a sociedade e a democracia.
A situação acima pode ser descrita como um trabalho de perícia contábil?
a.
Não. O perito contábil trabalha sempre para um juiz.
b.
Sim. O perito contábil também atua no jornalismo.
c.
Não. O perito contábil, apesar do nome, não realiza trabalhos em contabilidade.
d.
Não. O trabalho descrito é um trabalho de auditoria, não de perícia contábil.
e.
Indiferente. O perito contábil, desde que devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade do estado em que o contador more, tem a possibilidade de trabalhar onde e para quem ele bem entender.
Pergunta 2
1. São trabalhos realizados fora do escritório do perito, para buscar elementos faltantes para o início e conclusão do trabalho pericial, para serem adicionados aos papéis de trabalho. Do que estamos falando?
a.
De viaturas.
b.
De blitze policiais.
c.
De diligências
d.
De serviços de consultoria.
e.
De missões.
Pergunta 3
1. É correto ou ético um contador que trabalhou por muitos anos em uma empresa e que foi demitido por um motivo normal como um corte nos funcionários, vir a realizar um trabalho de perícia contábil na mesma empresa em que trabalhou?
a.
Depende, se o contador recebia um bom salário e como perito contábil irá ter uma remuneração bem maior, é altamente recomendável que não realize o trabalho.
b.
Não, se um contador trabalhou em uma empresa, por ética jamais deve realizar um trabalho de perícia nessa mesma empresa.
c.
Se o contador ainda mantém conhecidos na empresa,