contabilidade
Através da comparação dos resultados dos períodos apurados, entre os valores percentuais do ano apresentado e do ano anterior, das análises vertical e horizontal é possível conhecer a situação econômica e financeira da empresa.
Esse conhecimento é um importante auxílio na tomada de decisão, permitindo a identificação detalhada de cada conta e uma visão das tendências de cada uma delas.
Em 2008 a empresa teve investimento maior no custo dos produtos vendidos e consequentemente todas as contas tiveram uma variação:
De 56,95 % em 2007 foi para 59,84% em 2008 uma pequena diferença que fez o lucro Liquido render apenas 16,23%, uma diferença de 11266.
Depois de todo o processo de análise dos dados, os números e índices mostram que a empresa teve um pequeno decréscimo.
Tanto na análise vertical como na horizontal viu-se que houve uma evolução negativa da empresa.
A análise através do índice financeiro tem como principal finalidade avaliação da situação da empresa. Onde pode ser feitas comparações com índices de outras empresas.
O administrador através dessa análise de índice poderá verificar claramente a evolução positiva ou negativa da empresa e tomar decisões mais concretas evitando futuros problemas.
Segundo Stephen Kanitz acredita-se que as empresa obtém um lucro de 50% no mínimo, porém esta não é a realidade de muitas empresas até mesmo as consideradas grandes. Com um custo de produto alto que envolve mão de obra, matéria prima, fornecedores e principalmente Impostos que no Brasil é recolhido em media 52% da renda de uma empresa. Entendemos que 2,3% pode ser muito embutidos no preço do produto, mas pouco em vista do que é investido.
Analisando a rentabilidade dos exercícios 2008/2007 vemos que não passa 21%.
Os produtos no Brasil são vendidos a preços considerados altos devido à quantidade de impostos que são embutidos, ou seja, mais da metade do preço dos produtos são impostos. Sendo assim, a