Contabilidade
De acordo com Veiga (2005) sustentabilidade é a capacidade de criar, produzir e/ou consumir, a fim de suprir as necessidades da geração presente, de forma a não causar impactos negativos ao seu redor – planeta e pessoas. Assim, garantimos que as futuras gerações possam também suprir as suas necessidades.
Segundo Carvalho (2008, p.31) o desenvolvimento sustentável está associado, no caso das empresas, à prevenção e reciclagem. A prevenção, no sentido de investimentos feitos pela empresa, visa eliminar, reduzir ou minimizar os efeitos negativos da atividade sobre o meio ambiente; e a reciclagem diz respeito ao aumento do ciclo de vida dos produtos. O objetivo e reduzir os dejetos e, consequentemente, os problemas relacionados ao seu deposito, bem como a emissão de poluentes.
Em 1992 no Rio de Janeiro, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, reconheceu-se à importância de assumir a ideia de sustentabilidade em qualquer programa ou atividade de desenvolvimento.
Nesse aspecto, Tinoco e Kraemer (2011) ressalta que as empresas têm um papel extremamente relevante. Através de uma prática empresarial sustentável, provocando mudança de valores e de orientação em seus sistemas operacionais, estarão engajadas à ideia de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.
Neste novo paradigma, Almeida (2002) diz que a ideia é de integração e interação, propondo uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no diálogo entre saberes e conhecimentos diversos. No mundo sustentável, uma atividade – a econômica, por