Contabilidade
Contas Patrimoniais Ativas
Ativo Circulante
Agrega as contas que representam as disponibilidades e os direitos realizáveis a curto prazo, ou seja, os realizáveis dentro de um ano, até a data de encerramento do exercício seguinte. Como exemplo, a conta Caixa, Banco conta movimento, duplicatas a receber, clientes, estoques etc.
Não Circulante (Realizável a Longo Prazo)
Compreende itens que serão realizados em dinheiro a longo prazo (período superior a um ano), ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante. Os empréstimos que a empresa faz a diretores e a coligadas são classificados neste grupo. Como exemplo, Adiantamentos concedidos às sociedades coligadas ou controladas; adiantamentos concedidos a diretores; adiantamentos concedidos a acionistas e outros.
Itens que dificilmente se transformarão em dinheiro
Investimentos
Não ligados à atividade-fim da empresa. Ex: Ações outras Cias., Terrenos
Imobilizado
Totalmente correlacionado com a atividade-fim. Ex: Prédios, Veículos, Máquinas.
Intangível
Itens que representam bens intangíveis (incorpóreos). Ex: marcas e patentes.
Contas Patrimoniais Passivas
Passivo Circulante
Agrupa as obrigações que a empresa terá que pagar a curto prazo, ou seja, as que terão que ser pagas dentro de um ano ( tendo como referência a data da publicação do balanço), como por exemplo, fornecedores, obrigações tributárias, obrigações trabalhistas, duplicatas a pagar, empréstimos bancários, entre outras.
Passivo Não Circulante
Conjunto de obrigações exigíveis da empresa. Dívidas que serão liquidadas com prazo superior a um ano. Como por exemplo financiamentos, títulos a pagar, empréstimos bancários etc.
Patrimônio Líquido
Também chamado de Situação Líquida, essa conta representa as obrigações da empresa para com os sócios ou proprietários, acrescidas das reservas que são formadas no decorrer das atividades da empresa. É subdividido em:
CAPITAL – é a conta que representa o