contabilidade
Categoria do Curso
Administração Financeira
Carga Horária
27 horas
Descrição do Curso
Em um país fortemente industrializado, todos, desde o cidadão comum até os organismos de dimensão nacional e internacional, estão envolvidos de diversas maneiras e de modo cada vez mais acentuado nas atividades empresariais. É grande, portanto, o número de agentes que desejam ser informados a respeito do andamento da vida das empresas.
Falar de contabilidade significa, portanto, vir ao encontro das exigências de um número cada vez maior de indivíduos desejosos de aumentar seus conhecimentos a respeito dos "fatos empresariais".
Este curso apresenta os principais conceitos de Contabilidade Empresarial.
Estrutura do Curso
Módulo 01 – Introdução
Módulo 02 – Balanço Patrimonial
Módulo 03 – Razão
Módulo 04 – Balanço, Resultado e Operações
Módulo 05 – Depreciação
Módulo 06 – Regime de Competência de Exercício
Módulo 07 – Reservas e Provisões
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos para a realização deste curso. á relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios e há quem diga que a linguagem escrita foi inventada por contadores primitivos. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente (ver contabilidade do mundo antigo e quipu). Com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A chamada escola inglesa (Francis Bacon, Locke, Hume) contestou o excesso de especulação científica e concebeu o Empírico como um critério determinante do que seria ciência ou não (indução empírica, segundo o sociólogo Pedro Demo).
Banqueiro Jacob Fugger com seu contador
Outra dificuldade que