contabilidade
Vimos que o Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.
Suponhamos que eu seja proprietário de uma empresa, e neste momento pretenda passar informações sobre o tamanho dela. Se eu disser que o Patrimônio da minha empresa é:
PATRIMÔNIO= BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
Somente com essas informações, será possível avaliar o tamanho desse Patrimônio?
É evidente que não.
Então há necessidade de ressaltar dois aspectos que a Contabilidade leva em conta para representar adequadamente os elementos que compõem o Patrimônio: o qualitativo e o quantitativo.
2.2.1 Aspecto qualitativo
Esse aspecto consiste em especificar, segundo a natureza de cada um, os Bens, os Direitos e as Obrigações. Assim:
PATRIMÔNIO = Bens: Dinheiro, Veículos, Máquinas. Direitos: Duplicatas a receber, Promissória a receber.
Obrigações: Duplicatas a pagar, Impostos a pagar.
Ressaltado o aspecto qualitativo, em que os elementos componentes do Patrimônio foram devidamente qualificados, isto é, especificados segundo a natureza de cada um você concordará que tais informações lhe permitem ter uma noção mais precisa do tamanho do Patrimônio da minha empresa. No entanto, essas informações ainda não são suficientes, pois algumas perguntas continuam sem respostas: quanto de dinheiro possuo? Qual o valor dos meus veículos? Quanto de Duplicatas tenho a receber? Quanto de Duplicatas tenho a pagar? Enfim, qual é o valor do meu Patrimônio? Daí a necessidade do segundo aspecto.
2.2.2 Aspecto quantitativo
Esse aspecto consiste em dar a esses Bens, Direitos e Obrigações, seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o valor do Patrimônio da minha empresa. Veja:
PATRIMÔNIO: Bens: Dinheiro......................... 5.000