Contabilidade
1 – Introdução à contabilidade de custos
Contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade, que utiliza técnicas específicas para identificar, classificar e registrar os CUSTOS ligados diretamente à produção de Bens e/ou Serviços. A contabilidade de custos ganhou força na Revolução Industrial, pela necessidade de controle dos custos da produção. O uso das informações de custos é importante para dar suporte à tomada de decisões, tal como para lançamento de produtos, apurar resultados, como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidades produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
1. – Objetivos
O objetivo básico da Contabilidade de Custos é de ser utilizado como instrumento que possibilite à administração da empresa gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras, através do conhecimento dos custos dos seus produtos para avaliar estoques e apurar o resultado das indústrias.
Os principais objetivos da Contabilidade de Custos poderiam ser assim resumidos: 1. Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal; 2. Apurar o custo dos produtos/serviços vendidos (no caso das empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas); 3. Dar suporte á tomada de decisões gerenciais no tocante a fixação do preço de venda; 4. Atender á necessidade de controles e informações específicas (como para o atendimento à legislação fiscal). 5. Embasar orçamentos e projeções financeiras.
CAMPOS DE APLICAÇÃO
Na indústria: A Contabilidade de