contabilidade
1. Associação
Por SIMÃO DROGE (RJ) em 12-10-2011
ASSOCIAÇÃO É UMA INSTITUIÇÃO PRESTADORA DE DETERMINADOS SERVIÇOS E DE PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA, CONSTITUÍDA POR NÚMERO INDETERMINADO DE QUANTOS DELA QUEIRAM OU POSSAM PARTICIPAR.
Na fundação, o elemento essencial é o patrimônio destinado à realização de certos fins que ultrapassam o âmbito da própria entidade, indo beneficiar terceiros estranhos a ela.
SCP: Quando duas ou mais pessoas, sendo ao menos uma comerciante, se reúnem, sem firma social, para lucro comum, em uma ou mais operações de comércio determinadas, trabalhando um, alguns ou todos, em seu nome individual para o fim social, a associação toma o nome de sociedade em conta de participação, acidental, momentânea ou anônima; esta sociedade não está sujeita às formalidades prescritas para a formação das outras sociedades, e pode provar-se por todo o gênero de provas admitidas nos contratos comerciais.
Na sociedade de capital e industria o sócio capitalista distribui ações ou cotas de capital de forma gratuita aos demais sócios ("empregados") que resolveram participar do empreendimento, mas não tinham capital para investir. Com essa intenção o socio capitalista estabelece um determinado valor à "forma de trabalho" de cada um dos sócios de "indústria" e eles, em substituição ao salário mensal com vínculo empregatício, recebem participações nos lucros por serem sócios.
O consórcio de empresas consiste na associação de companhias ou qualquer outra sociedade, sob o mesmo controle ou não, que não perderão sua personalidade jurídica, para obter finalidade comum ou determinado empreendimento, geralmente de grande vulto ou de custo muito elevado, exigindo para sua execução conhecimento