Contabilidade
- Leitura do Cap. 4 da Bibliografia Básica (IUDÍCIBUS e MARION) ou consultar outra fonte que compreenda completamente o tema do módulo.
- Responder às questões da página 71 – Questionário – Sala de aula ou Home Work:
1. Cite uma situação em que você entenda que o Custo é mais que o Benefício na contabilidade.
R: O custo representa para o incorporador a justa apreciação da potencialidade futura do ativo para a entidade adquirente. Isto significa que o comprador presume que o valor descontado dos fluxos futuros de caixa gerados pelo ativo, isolada ou conjuntamente com outros ativos, seja superior ou, pelo menos, igual ao gasto realizado para obtê-lo. Infelizmente, reconhecer a contribuição isolada de cada ativo não é uma tarefa fácil, mas presume-se que ninguém adquire um ativo por um preço superior ao valor esperado dos benefícios a serem gerados pelo mesmo.
2. Explique por que a comparação em dois ou mais períodos dos relatórios contábeis é fundamental.
R: A comparação entre dois ou mais períodos contábeis é fundamental para a analise das informações de forma mais concreta, ou seja, pode-se neste caso avaliar o desempenho de uma empresa, por exemplo, no decorrer de determinado ano e avaliar como seu balanço e resultado se comportou.
3. Explique a diferença entre Uniformidade e Comparabilidade.
R: A uniformidade está inserida na convenção da consistência, sendo este um conceito utilizado mais para retratar comparabilidade no tempo, dentro de uma mesma entidade, do que critérios uniformes para entidades distintas, dentro ou fora do mesmo setor. Consistência não significa uniformidade de procedimentos contábeis de uma empresa para outra, mas é entendida no sentido de que certa empresa utilizou critérios consistentes (uniforme no âmbito da própria empresa e no contexto temporal), a fim de que a comparabilidade seja assegurada, pelo menos dos dois últimos exercícios.
Comparabilidade deve propiciar ao usuário os discernimento