contabilidade
Dando seguimento ao nosso trabalho de Análise das Demonstrações Financeiras, onde foi visto em um primeiro momento Análise Vertical e Análise Horizontal, estudaremos neste ponto os Índices de Análise, como segue;
Índice é uma relação entre as contas do mesmo grupo ou entre as contas de grupos diferentes que compõem as Demonstrações financeiras.
O objetivo da utilização dos índices é dar ao analista uma visão mais detalhada da situação econômica ou financeira da instituição.
Observamos que o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sim dentro de um contexto mais amplo, onde outras variáveis devem ser cuidadosamente interpretadas.
No estudo da Análise das Demonstrações Financeiras, pode-se utilizar os seguintes grupos de índices:
I– Índices de Liquidez – Medem a capacidade financeira da empresa em pagar seus compromissos.
II– Índices de Estrutura – indicam a segurança oferecida pela empresa aos seus credores que representam o Capital de Terceiros, bem como revelam a sua política de obtenção de outros recursos e suas respectivas alocações.
III– Índices de Rentabilidade – interpretam o desempenho global da empresa, medindo a capacidade da geração de lucros. 2 - Índices de Liquidez
Os índices de liquidez indicam a estrutura da Situação Financeira da Empresa. Uma empresa com bons índices de liquidez demonstra possuir capacidade de pagar a seus credores.
Temos como principais índices de liquidez:
I – Liquidez Corrente
II – Liquidez imediata
III – Liquidez Seca
IV – Liquidez Geral 2.1 - Liquidez Corrente
Este índice determina a capacidade da empresa em pagar seus compromissos a curto prazo.
Considera-se curto prazo, as obrigações que vencem até o termino do exercício subseqüente.
O Índice de Liquidez Corrente é encontrado através da seguinte fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante Passivo Circulante
Ou de forma reduzida
LC = AC PC
Este índice indica quanto a empresa