Contabilidade
O método de avaliação relativa pressupõe que o valor de uma empresa pode ser estimado em função dos múltiplos de outras edmpresas (empresas comparáveis). A aplicação de tal metodologia consiste em encontrar outra empresa idêntica, ou pelo menos comparável, obter seus múltiplos e aplicá-los aos parâmetros da empresa analisada. Desse modo, o valor de uma empresa é deterrminado pela análise de valores de transações recentes de fusões e aquisições de empresas semelhantes à avaliada ou pela comparação de valores de mercado das empresas de capital aberto.
O valor total de uma empresa ou valor empresarial (VE) leva em consideração o valor de mercado das ações – corriqueiramente chamado de valor de mercado (VM) -, mais as dívidas financeiras, menos o valor do disponível, que é um redutor do valor das dívidas.
Principais múltiplos de valor empresarial:
VE / ativo total
VE / valor patrimonial dos ativos
VE / receita
VE / Ebitda
VE / Ebit
VE / Nopat
VE / fluxo de caixa para a empresa
VE / variáveis específicas do setor, como Ve / KWh ou VE / tonelada
Principais múltiplos de valor de mercado:
Preço / patrimônio líquido
Preço / lucro líquido
Preço / fluxo de caixa para o acionista
Os múltiplos são indicadores padronizados dos valores de empresas. Eles são utilizados para avaliar uma empresa por meio de outras comparáveis e para identificar companhias sub ou superavaliadas. Podem ser calculados com base em duas fontes: preços vigentes no mercado acionário e preços praticados na compra e na venda de empresas (múltiplos de transações).
A simplicidade, a rapidez na precificação de novas informações e a necessidade de poucas informações são as principais vantagens da avaliação por múltiplos em relação aos outros métodos. As principais desvantagens da avaliação por múltiplos são: diferença nos fundamentos das empresas comparáveis, qualidade das informações, especificidades de cada transação e efeito manada (sub