Contabilidade
A origem da contabilidade
A contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homem. Em mais ou menos 4.000 a.C., havia uma competição entre Jacó e seu sogro para saber qual a riqueza que crescia mais, para isso era necessário quantificar ou inventariar o rebanho e analisar a sua evolução, desta maneira mesmo que rudimentarmente, aplicavam-se alguns conceitos de Contabilidade.
A contabilidade atingiu uma maturidade entre os séculos XIII a XVI d.C., decorrente do incremento comercial entre os povos.
Em 1494, na Itália, um frade franciscano chamado Frei Luca Pacioli, publicou um tratado sobre contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a escola italiana de contabilidade, que prevaleceu até o início do século passado.
Ainda ano século passado os americanos aprimoraram a contabilidade, decorrente da necessidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisões.
Finalidade da contabilidade
Controlar, verificar se a administração da entidade está seguindo os planos e políticas definidas no orçamento, ou seja, aquele aprovado pelos acionistas e administração da empresa.
Os principais interessados pela informação contábil são os administradores, acionistas, e executivos das empresas. Esse grupo de pessoas utilizam a contabilidade como ferramenta de gestão, isso é, as tomadas de decisões são norteadas pelas análises dos relatórios contábeis.
Através de relatórios contábeis os administradores recebem informações fundamentais para traçar os planos e políticas da organização.
Também através das informações que a contabilidade fornece aos administradores pode-se verificar se o pessoal operacional está fazendo o que a administração determinou, com isso estabelece políticas de motivação.
A contabilidade através dos seus demonstrativos poderá informar se estão respeitando os gastos pré- estabelecidos, se estão respeitando a política de preços e prazos, e ainda descontos concedidos a clientes.
A contabilidade