Contabilidade
A principal função do BNDES é financiar empreendimentos em que o objetivo final seja alguma ação que propicie o desenvolvimento da nação como um todo. Esse objetivo visa o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de toda a população. continuação O financiamento do BNDES propicia empréstimos a longo prazo com juros bem menores do que os fornecidos por outras instituições financeiras. Além disso, há um apoio para o aumento do número de exportações brasileiras, principalmente pelas empresas de pequeno porte; continuação Para as empresas de capital privado, a principal ajuda do BNDES encontra-se na questão do aumento da estrutura do capital financeiro. O desenvolvimento do capital como um todo é função da empresa.
1.2 Finame
Principais características do Finame Participação: Até 90% do valor das máquinas;equipamentos financiados (valida para as micro, pequenas e médias Empresas).
Taxa: Custo Financiado + Spread Básico + Spread do Agente Financeiro
Custo Financeiro: Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ou Cesta de Moedas.
Cobrança de encargos e comissões financeiras
O BNDES cobra encargos e comissões financeiras específicas às características de suas operações, tais como comissões de estudo e de estruturação, que deverão ser integralmente pagas na apresentação do projeto ou descontadas da primeira liberação de recursos.
Remuneração do BNDES
Até 2,5% a.a. em função das linhas de financiamento;
Tx Intermediação financeira: De 0,5% a.a. Obs: micro, pequena e média são isentas da tx. De intermediação.
A Remuneração da Instituição Financeira credenciada é negociada entre o cliente e a instituição, limitada a 4% a.a ;
Prazos
Os prazos de carência e de autorização deverão ser definidos em função da capacidade de pagamento do beneficiário e do grupo econômico ao qual pertence, respeitado o prazo total máximo de 60 meses;
O prazo de carência quando houver, devem ser múltiplo de 3 e será no máximo 24 meses para aquisição de