Contabilidade
MICROECONOMIA E SEUS CONCEITOS CENTRAIS 1
VARIÁVEIS QUE AFETAM A DEMANDA 7
OFERTA DE MERCADO 8
EQUILÍBRIO DE MERCADO 10
GRÁFICO 11
MICROECONOMIA E SEUS CONCEITOS CENTRAIS
A microeconomia ou teoria dos preços tem como foco principal a análise de preços no mercado, ou seja, como está o desempenho do produto e o comportamento do consumidor perante ele. Se o produto está com baixa de vendas, pode ser um indício de que o consumidor não acha justo o preço nele afixado; sendo assim interagem entre si, de forma indireta, fazendo com que, de um lado, a empresa diminua o preço final do produto e do outro, o consumidor o que adquire, por achar justo o seu preço.
A macroeconomia analisa, de forma ampla, todos os aspectos que envolvem a venda do produto em relação ao seu consumo agregado, renda nacional e investimentos globais.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA ANÁLISE MICROECONOMICA
A hipótese coeteris paribus
Tudo o mais permanece constante, que em latim significa: “coeteris paribus”.
Esta hipótese tem como foco a análise do preço sobre a procura de determinado produto. Como as variáveis tem pouca ou nenhuma intervenção no mercado, torna-se mais fácil o estudo de desempenho do produto.
Outro ponto importante são os consumidores e os produtores que influenciam o mercado como agentes econômicos, independente de outros fatores.
O desempenho econômico do produto no mercado é afetado diretamente pelo seu preço e pela renda do consumidor, ou seja, se o consumidor tem uma renda constante e o preço do produto se mantém alto, certamente diminuirá a quantidade de vendas.
Papel dos preços relativos
Neste ponto, os preços relativos são mais importantes que os preços absolutos, pois o primeiro faz uma comparação entre os produtos de iguais características do mercado e o segundo são os preços isolados das mercadorias.
Sendo assim, se temos duas mercadorias de iguais características e marcas