Contabilidade
(Desenvolvimento)
1.1 – A Contabilidade de Custos e a Departamentalização
A Contabilidade de Custos aproveita dessa forma de delegação de atividades para obter uma racional distribuição e um melhor controle das despesas e dos custos indiretos de fabricação. A departamentalização tem papel fundamental para fazer uma análise dos custos indiretos de uma empresa. Os custos indiretos podem ser contabilizados em uma única conta, sendo depois rateados aos produtos por uma base adequada ou ser registrados e acumulados nos departamentos. No primeiro caso ocorre uma distribuição simplificada dos custos indiretos, enquanto no segundo caso há uma distribuição mais racional.
1.2 – Divisões das Responsabilidades
A departamentalização está apresentada em termos práticos no organograma que são as unidades operacionais estruturadas para desenvolver atividades semelhantes. Os encarregados de cada uma dessas funções têm suas responsabilidades divididas em:
• Responsabilidades Físicas – Diz respeito às operações que envolvem de fato a atividade da empresa como por exemplo o Departamento de pintura de uma indústria, o Departamento de Manutenção, de Montagem;
• Responsabilidades Contábeis– É realizada por meio de: a previsão dos gastos, a liberação para realização logo a concretização do gasto e o controle dos gastos.
1.3 – Centro de Custos: Centros de Custos é uma expressão utilizada para designar