contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
3 ORÇAMENTO GERAL 5
4 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 6
5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 7
6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 8
7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 10
8 BALANÇO PATRIMONIAL 12
9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO 14
10 DEMOSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 15
11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 17
12 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem papel fundamental nas empresas, ela capta os fatos, acumula, registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade. Sua aplicação se dá em entidades com finalidades lucrativas ou não, que tenham necessidade de exercer atividades econômicas para cumprir com seu objetivo social.
Para os administradores, o interesse nos dados contábeis atinge um grau de análise muito maior do que para os demais usuários, são eles os responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada organização a que pertencem, com base num bom orçamento para auxiliar na gestão empresarial.
Não se pode deixar de destacar também a importância da Contabilidade para as atividades governamentais. O governo também tem interesse nas informações contábeis. Baseado em tais informações é que o governo exerce o poder de tributar.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
Orçamento é uma parte integrante do sistema de planejamento e controle, é uma poderosa ferramenta de decisão e tem o objetivo de quantificar e apresentar antecipadamente os planos, projetos e estratégias da empresa.
Um bom orçamento financeiro, bem planejado estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é muito importante para qualquer empresa, isto se faz necessário em qualquer tipo de empresa,