Contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam, de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar. A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.Acredita-se que os primeiros sinais da contabilidade surgiram 6.000 anos a .c. dos povos Sumero – Babilônicos , Fenícios, Egípicios, Gregos, Cretenses, Romanos, etc, a qual era efetuada através de sinais feitos em paredes de cavernas e tabuletas de argila, chamada de '' Época Empírica '' ( 6.000 a 1202 a.C. ).Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Os Suméricos e Babilônicos, faziam os seus registros em peças de argila , retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centimetros. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. Para cada ovelha que entrava no rústico cercado, ele juntava mais uma pedrinha, ao pequeno monte à sua frente,o homem havia aprendido a criar animais para o consumo. Todas as ovelhas já estavam no cercado,todas as pedrinhas devidamente de volta à sacola.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. A atividade de troca e venda dos