contabilidade
Conceito Princípios contábeis podem ser conceituados como premissas básicas acerca dos fenômenos e eventos contemplados pela Contabilidade, premissas que são a cristalização da análise e observação da realidade econômica, social e institucional. São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras. Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.
Quando um princípio é aceito Existem apenas duas fases onde os princípios são incorporados à doutrina e prática contábil, acontece quando deixam a fase de tentativa, transformando em “amplamente aceitos”, são elas:
Deve ser considerado praticável e objeto pelo consenso profissional;
Deve ser considerado útil.
Os contadores, com o poder de decisão a respeito desses assuntos atribuem em alguns casos mais importância a praticabilidade de um princípio do que sua utilidade intrínseca. Algumas vezes, atribuiu-se ao termo praticabilidade um significado rígido, de forma que tudo o que não for praticável com extrema facilidade será considerado impraticável, para efeitos contábeis.
Praticabilidade dos princípios A palavra praticabilidade tem sido aplicado em seu significado rígido, onde quando não é encontrado a aplicação extremamente fácil de um princípio, ele torna-se inviável devido a sua não praticabilidade. Ao considerar seu significado normal, ou seja, de forma menos dependente do grau de dificuldade, deve-se reconhecer a praticabilidade como condição de aceitação