contabilidade
Franco (2006, p. 20) acrescenta que seu campo de aplicação é o das entidades econômico-administrativas, sejam com fins lucrativos ou não. E que sua finalidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, através do fornecimento de informações e orientação, necessária a tomada de decisões sobre a composição e variação patrimonial. A definição que atende melhor ao propósito desse trabalho é a seguinte:
Em resumo Ribeiro (2002, p. 23) diz que a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.
Segundo Ribeiro (2002 p.24) o objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos – administrativas.
Sua finalidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade. As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.
Franco (2006, p. 35) comenta sobre 4 técnicas contábeis indispensável para a contabilidade das empresas, são elas a Escrituração, que são os registros em livros próprios (Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas. As Demonstrações, quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa, as mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. A Auditoria que é a verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles. E por último Análise de Balanços que