Contabilidade
AULA NÃO PRESENCIAL DO DIA 24 DE MARÇO DE 2011.
1 – O QUE VEM A SER A AUDITORIA ANALÍTICA ?
Auditoria analítica vem a ser o exame integral de todos os fatos realizados em uma empresa ou entidade, abrangendo todas as transações verificadas, observando–se o fato em si e relacionando-o com os demais, a fim de realizar sondagens de maior profundidade. Ela abrange também, a verificação aritmética de todos os cálculos de notas, documentos, recibos etc., assim como sondagens diretas nas fontes fornecedoras dos documentos (Bancos, Fornecedores, Clientes etc.).
Também é denominada Auditoria Detalhada. Na Auditoria Analítica se verifica cada documento, cada conta, cada fato.
2 – O QUE VEM A SER A AUDITORIA CONTÍNUA E QUAL A DIFERENÇA ENTRE A AUDITORIA ANALÍTICA E AUDITORIA CONTÍNUA ?
Vem ser a Auditoria que é praticada sem interrupção de tempo, realizada durante todo o exercício e não apenas na época dos balanços. Nas Auditorias continuas, adota-se um programa que abrange em cada mês do ano um setor de verificação podendo assim, verificar com mais cautela e atenção aquilo que se faz com menos tempo e profundidade no caso da Auditoria dos balaços
A principal diferença entre a auditoria contínua e a analítica, e verificada no que diz respeito ao período de ocorrência, pois a primeira relaciona-se com a totalidade dos fatos e a subseqüente a cobertura integral do tempo.
3 – EXPLIQUE O QUE É A AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO E COMO ELA OCORRE ?
Auditoria de acompanhamento vem a ser, a Auditoria de exercício, ou seja, aquela que acompanha os fatos durante todo o exercício. Tais trabalhos são os realmente eficientes, uma vez que as auditorias de balanço são bastante limitadas e dispõem de prazos menores, o que lhes impõe redução no universo de verificações.
As auditorias de tal gênero tanto podem ser internas como externas. As internas, por natureza e método, são sempre auditoria de acompanhamento;