Contabilidade
POR:CHARLENE PEIXOTO DE OLIVEIRA, HEVERSON SOUZA DE MENEZES,MATHEUS HENRIQUER CABO DOS SANTOS, RAISA BUR DOS SANTOS E RAPHAEL DA CUNHA OLIVEIRA
BELFORD ROXO
2012
INTRODUÇÃO
A importância do inventário de emissões
Estudos apontam que num futuro muito próximo, a grande preocupação das Empresas será ligada ao tema Mudanças Climáticas, diante de tal fato, muitos governos e empresas estão estabelecendo estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O primeiro passo rumo a ECONOMIA DE BAIXO CARBONO, é a elaboração de inventários de emissões que é um instrumento fundamental para as empresas e outras instituições compreenderem o perfil de suas emissões de GEE, possibilitando o conhecimento do impacto das suas ações organizacionais no meio ambiente.
O INVENTÁRIO DE EMISSÕES é uma espécie de raio-x que se faz em uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, cidade, estado ou país para se determinar fontes de gases de efeito estufa nas atividades produtivas e a quantidade de GEE lançada à atmosfera. Fazer a contabilidade significa quantificar e organizar dados sobre emissões com base em padrões e protocolos e atribuir essas emissões corretamente a uma unidade de negócio, operação, empresa, país ou outra entidade.
É a chamada PEGADA DE CARBONO em que uma instituição deixa de impacto direta ou indiretamente na atmosfera. O INVENTÁRIO É UM PASSO INICIAL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. O inventário de emissões diretas e indiretas de GEE de uma Empresa é um instrumento que permite sua auto-avaliação, além de preparar as Empresas para os futuros marcos regulatórios, tão comuns no Mercado Mundial hoje em dia.
Isto PERMITE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS E CONSISTENTES DE REDUÇÃO, além de TRAÇAR METAS DE COMPENSAÇÃO DAS EMISSÕES DA ORGANIZAÇÃO, as quais devem integrar o planejamento, implementação e operação das atividades empresariais, além