Contabilidade
INTRODUÇÃO
O mercado atual além de mais competitivo, encontra-se vivendo em uma zona de risco, tendo em vista economias instáveis dentro do mercado mundial, consumidores cada vez mais exigentes, e uma ordem interna que exige um controle no seu fluxo de recursos muito cautelosa para que não venha cair em armadilhas criadas pela falta de gerenciamento.
Nesta ótica a Contabilidade Gerencial vem destacando seu importante papel neste contexto, mostrando que as alterações sofridas desde a sua criação, que envolveu estudos complexos, se mostra cada vez mais eficaz no sentido de gerar informações que possibilitem o controle das condições financeiras e até administrativas de uma empresa.
O novo modelo estrutural da Contabilidade e suas ferramentas aqui defendidas possibilita uma melhor visão global do fluxo de informações, se a empresa tem em mãos todas as demonstrações financeiras das quais necessita, o gestor enxerga com nitidez os pontos críticos, o que agiliza a tomada de decisão.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, evidenciando a importância da contabilidade e de suas ferramentas para que uma empresa continue a desenvolver sua missão pela qual foi criada.
Palavras-Chave: Informações; Demonstrações; Decisões.
REFERENCIAL TEÓRICO
A Contabilidade é utilizada pelas organizações como instrumento informacional, estando relacionada às necessidades de seus usuários. Desse modo, a missão de prover informações úteis, evoluiu juntamente com a complexidade das empresas e das organizações que utilizam o sistema contábil.
A Contabilidade solidificou não só sua sistematização prática, mas também as teorias que sustentam seu sistema conceitual. Essa separação é percebida quando ocorre a dissociação entre seus aspectos práticos e seu fundamento científico.
Esta ciência busca atender necessidades cada vez mais complexas e diferenciadas de seus