contabilidade
E uma forma simplificada de contabilidade, aplicada basicamente as microempresas ou as entidade sem fins lucrativos , tais como igrejas, clubes , sociedades filantrópicas etc. .
E o regime contábil que apropia as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizada.
Se a legislação fiscal permite que determinadas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, isto não significa que a contabilidade deva, obrigatoriamente, seguir seus ditames. Existem livros fiscais (como o Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR), que permitem os ajustes necessários e controles de tal tributação, á margem da contabilidade.
O lucro sera apurado subtraindo –se toda a despesa paga , da receita recebia.
REGIME DE COMPETÊNCIA CONTÁBIL
E a forma de registar os eventos contábeis , considerando seus fatos geradores , isto e , aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio. Regime também chamado de principio de competência.
Os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem ( e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos ) e são lancados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referm.
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
A apuração do lucro ou prejuízo deve ser considerado um intervalo de tempo determinado, normalmente de um ano.
Exemplos de eventos que demonstrem que a sobra de dinheiro no caixa não e sinomino de lucro.
Quando a venda e efetuada avista e ,esses itens foram comprados avista.
Venda de itens disponíveis em estoque e que já tinham sido , pagos em período anteriores recebimentos em