Contabilidade
Princípios e convenções são regras, estabelecidas pela contabilidade mundial, a serem seguidas na prática contábil. Estes princípios e convenções qualificam e delimitam o campo de aplicação em certas situações.
Princípio do Registro pelo Valor Original Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações, expressos no valor presente da moeda corrente do país, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando ocorrerem agregações ou decomposições no interior da Entidade. Destes princípios resulta: * Que a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerados os resultados do consenso com os agentes externos ou da imposição destes; * Uma vez integrados no patrimônio, o bem, direito ou obrigação não poderão ter alterados seus valores intrínsecos. * O valor original deve será mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste; * Os Princípios de Atualização Monetária e do Registro pelo Valor Original são compatíveis e complementares entre si, sendo que o primeiro apenas atualiza e mantém atualizado o valor de entrada; * O uso da moeda do país na tradução do valor dos componentes patrimoniais.
Princípios da Prudência Este princípio determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do menor valor para os do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido. O Princípio da Prudência impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Observado, o que diz o Princípio do Registro pelo