Contabilidade
Passo 1.
Programas de trabalhos de auditoria
Norma brasileira de contabilidade interpretação técnica NBC T11 – IT -07 Planejamento da auditoria.
Esta Interpretação Técnica (IT) - relativo ao PLANEJAMENTO DA AUDITORIA, da NBC T 11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, etapa na qual o auditor independente define o seu plano de trabalho e o detalhamento dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.
Conceituação e disposições gerais.
O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz.
As informações obtidas quando da avaliação dos serviços, conforme previsto nas Normas Profissionais de Auditor Independente aprovadas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) deve servir de base, também, para a elaboração do Planejamento da Auditoria.
O auditor independente deve ter em conta que o Planejamento da Auditoria é um processo que se inicia na fase de avaliação para a contratação dos serviços. Nesta etapa devem ser levantadas as informações necessárias para conhecer o tipo de atividade da entidade, sua complexidade, a legislação aplicável, relatórios, parecer e outros informes a serem emitidos, para assim determinar a natureza do trabalho a ser executado. 1 Procedimentos da auditoria.
1.1 Examinar as principais adições do período, verificando:
a) se foram autorizadas pela direção, de forma evidenciada; se foram registradas em tempo hábil; se conformam com a documentação suporte; se essa documentação é hábil e suficiente e se é mantida em arquivo permanente;
b) se foram correspondidas nos registros subsidiários;
c) se as decorrentes de incentivos fiscais conformam com as declarações do imposto de renda;
d) se conformam com os títulos em