Contabilidade
Análise da empresa:
Natura:
Mesmo com o SD negativo, podemos observar uma folga financeira na empresa, pois, o CCL é, em todos os anos maior que o NIG, isso mostra que a empresa tem recursos de longo prazo para financiar o ativo cíclico, ou seja, tem controle dos prazos e consegue financiar o capital de giro da empresa (através de vendas ou integralizando capital em dinheiro).
Sobre os índices de liquidez podemos ver que em todos os anos, a Liquides Corrente foi maior que 1, mostrando a folga da empresa no disponível para uma possível liquidação das suas futuras obrigações. Liquidez Imediata é baixa e diminui ao decorrer dos anos, talvez pelo fato da empresa não optar por deixar dinheiro monetário na caixa. A situação de longo prazo da empresa também é confortável ( observe a liquidez Geral).
Análise da empresa:
Drogasil
Agora, na empresa Drogasil, também conseguimos ver uma folga financeira, pois, assim como a Natura, ela possui CCL positiva e maior que a NIG. Seus índices de liquidez nesses três anos analisados estão todos sem nenhuma variação considerável e melhor que isso, estão crescendo. Por exemplo, aumento da liquidez corrente e da liquidez seca que são similares e mostram a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações.
Natura x Drogasil
A Natura é uma empresa grande, com um patrimônio líquido maior que um milhão de reais. Sendo a maior no setor e consequentemente maior que a Drogasil. Mesmo assim, as duas empresas são seguras e equilibradas. Ambas apresentam crescimento nos anos analisados, chamando atenção apenas ao ano de 2009 para a Natura que teve uma leve queda, mas que no ano de 2010 já retornou suas atividades normais e seus números voltaram ao padrão que eram em 2008.
Os índices de liquidez das duas empresas mostraram crescimento, porém, a Drogasil apresentou uma maior liquidez, um maior crescimento dos índices (isso pode ser consequência do baixo rendimento da Natura no ano de 2009). O índice de