Contabilidade
Ativos especiais
Esses ativos podem ser ativos tangíveis ou não, porém a maioria é intangível. Eles proporcionam receitas sem se esgotarem, porém pode haver uma venda final.
Exemplo: uma empresa que comercializa dados (geofísicos, tecnológicos etc), com a característica de poder negociá-los mais de uma vez. Esses dados são bens intangíveis, com a característica de poderem ser comercializados mais de uma vez, e são destinados à venda. Quando são vendidos para certo cliente, geram receita, mas isso não implica que os direitos relativos a esses dados tenham-se esgotado. Da mesma forma que os filmes, esses mesmos dados podem ser negociados com outros clientes. Pode, também, haver a oportunidade de uma venda final desses ativos, quando então todos os direitos sobre eles estarão sendo transferidos a terceiros.
O Manual da USP diz que esses ativos podem ou não ser tangíveis, predominando os intangíveis, conforme os exemplos dados. Um exemplo de ativo especial tangível seria um automóvel utilizado para locação pela empresa. A obra ressalta ainda que esses ativos especiais não se confundam com o Ativo Diferido.
ATIVOS ESPECIAIS
Serão transferidos para essa conta os custos incorridos na produção, apurados na conta de Ativos Especiais em Produção, a partir de quando estiverem prontos para produzir receitas.
ATIVOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO
São registrados nessa conta os gastos incorridos relativos à elaboração dos ativos que ainda não estão disponíveis para geração da receita. Posteriormente, serão transferidos para a conta Ativos Especiais todos esses custos relativos ao ativo produzido
PROVISÃO PARA REDUÇÃO AO VALOR MERCADO
Essa conta é de natureza credora e tem como finalidade registrar o valor dos ativos especiais que estejam com o custo