Contabilidade
2 CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL
Encontra-se nos dias de hoje alguns gestores que vêem a contabilidade como um método obrigatório dentro da empresa, isso porque consideram que seja apenas para controle de assuntos fiscais.
A contabilidade foi se desenvolvendo a medida no que as pessoas foram necessitando de novas técnicas para melhor administrar seu patrimônio, sendo ela hoje um instrumento essencial para o conhecimento do desenvolvimento e do resultado econômico, financeiro das organizações. É considerada uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, e muitos já se convenceram disso, contadores, administradores, grandes gestores, sabem que a contabilidade não se trata de um simples cálculos para imposto. A contabilidade atua num campo muito amplo, como instrumento de análise, suas demonstrações ajudam no gerenciamento e planejamento estratégico, informam a situação econômica, financeira de cada empresa auxiliando na tomada de decisão.
O Empresário, ao criar sua empresa, deve ter capacidade de mensurar e prever riscos devido aos fatores que ameaçam de varias formas o desenvolvimento da atividade. O trabalho dos contadores sofre muita desvalorização, devido à micro e pequenas empresas que com a idéia de baixar custos deixam de investir na contabilidade gerencial, baseando-se só na contabilidade em relação às obrigações fiscais e legais.
O setor contábil fornece inúmeros relatórios e demonstrativos da real situação patrimonial, para que os gestores possam tomar suas decisões, um administrador deve estar preparado em todos os sentidos, de interpretar, saber analisar essas informações e traçar um planejamento. Dentre as informações fornecidas pela contabilidade, estão as