Relatorio estagio
Ergonomia e Fisiologia do Trabalho Profª. Lúcia de Abreu Rosas
Antropometria
Pelo falto da Ergonomia ter como característica a interdisciplinaridade (diversas áreas de conhecimento lhe dão sustentação, tais como a antropometria, biomecânica, fisiologia, desenho industrial, engenharia da produção, etc.) e ter sua aplicação em design de produtos, equipamentos, postos de trabalho; é fundamental definir corretamente a população usuária em termos de idade, sexo, ocupação e etnia.
A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). É um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo das medidas das dimensões do corpo humano.
É também uma ferramenta básica que abrange considerações como alcances, tamanhos, proporções, mobilidades e outros fatores que definem fisicamente os seres humanos. Os resultados obtidos podem ser utilizados para projetar produtos, equipamentos e postos de trabalho que atendam às necessidades de, pelo menos 90% da população estudada.
Tipos de dados
Todas as populações são compostas de indivíduos de diferentes tipos físicos, que apresentam diferenças nas proporções de cada dimensão do corpo.
Estas diferenças nas proporções de cada segmento corporal existem desde o nascimento e tendem a acentuar-se com o crescimento, maturação, até à idade adulta. Sheldon, W. (1940) estudou a população americana tendo definido, a partir desse estudo, três tipos de características dominantes individuais:
O ectomorfo - indivíduo de corpo e membros finos, com um mínimo de gordura e músculos. Os ombros são largos mas descaídos. O pescoço é fino e comprido, o rosto é magro, queixo recuado e testa alta, tórax e abdômen estreitos e finos.
O mesomorfo - indivíduo musculoso, de formas angulosas. Apresenta cabeça cúbica, maciça, ombros e peito largo, bem como um abdômen pequeno. Os membros são musculosos e