Contabilidade
A Contabilidade é uma metodologia especialmente concebida para: captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente; seja este, pessoa física, jurídica, de Direito Público (Estado, Município, União, Autarquias, etc).
O método contábil teve surgimento com o Capitalismo.
02 - NOÇÕES GERAIS DE CONTABILIDADE
A Contabilidade é considerada um método de controle de todos os bens, direitos e obrigações de uma entidade.
Bens: é tudo aquilo que pertence à entidade e está em posse dela.
Direitos: é tudo aquilo que pertence à entidade, mas ainda não tem sua posse, é reconhecido que a empresa possa usufruir desses direitos no futuro.
Obrigações: é tudo aquilo que a entidade “deve” para terceiros, ou seja, obrigação de pagar alguma dívida ou liquidar algum compromisso com alguém.
“A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.”
“Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco, em alto-mar, sem bússula.”MARION, José Carlos.Contabilidade Básica.São Paulo:Atlas,1998. No mundo atual, a competitividade está acirrada e as informações precisam ser rápidas e bem estruturadas, pois as decisões devem ser tomadas rapidamente para “ conduzir o rumo do barco” a um lugar seguro, quando vierem as “tempestades” principalmente.
03 – EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Não existe uma data certa do início da Contabilidade, acredita-se que ela seja tão antiga quanto o homem, provavelmente da pré-história. A partir do momento em que no homem desenvolveu-se o instinto de posse, houve a necessidade de controlar bens ( o que atualmente se faz no inventário de estoques ). Naquela época os primeiros tipos de controles eram feitos por: - controles de áreas delimitadas para cada