Contabilidade
O patrimônio das entidades é a razão de ser da contabilidade.
A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma estes resultados estão sendo gerados.
A finalidade da Contabilidade é fazer o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o Patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo.
Cabe ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações.
Os Registros Contábeis, além de interessar aos administradores, interessam ainda aos fornecedores, aos concorrentes, aos bancos, ao governo, cada usuário utiliza as informações contábeis para analisar a situação patrimonial da empresa.
Aqui é importante lembrar que a contabilidade deve atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, e como disse Fayol, as informações, além de úteis, devem ser no tempo oportuno.
É claro que a função do administrador é de vital importância dentro das empresas, mas se as informações comunicadas pela contabilidade não for confiável, as decisões tomadas por ele pode levar a organização para um caminho totalmente adverso.
Usuários da Contabilidade
Os usuários dos serviços contábeis são todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento de sua empresa, portante serão os contratantes dos serviços contábeis.
Por outro lado temos os usuários das informações geradas pela contabilidade, são: administradores, sócios e acionistas, governo, bancos, concorrentes, sindicatos, empregados, fornecedores etc.