Contabilidade
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SOCORRO SOUZA MOTA
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
BELÉM
2012
FACI - FACULDADE IDEAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
PROFº: JOSÉ WILSON
A CONTABILIDADE E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A contabilidade apresenta-nos como sua origem, a importante necessidade de registro do comércio, ou melhor, as necessidades às manifestações humanas para os fins propostos.
O homem começa a registrar seus patrimônios; surgi a era da origem do diário.
Com este aspecto, a contabilidade foi evoluindo-se através das artes e das ciências que se desenvolviam para o mundo do surgimento da Contabilidade de Mundo Antigo onde se inicia as primeiras civilizações, a Contabilidade do Mundo Medieval dá-se a enfatização da teoria contábil do débito e crédito para os ramos do conhecimento, a Contabilidade do Mundo Moderno aqui acontece o surgimento de uma obra marcante da história da contabilidade, e ainda, a Contabilidade Científica com as inovações das máquinas.
A sistematização estava a caminho. Detenhamo-nos no Mundo Moderno, outrora o que conduzira através de seu aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade, passando assim, deixava a idade das trevas com a era do renascimento com Frei Luca Pacioli, pois aqui se pode dizer que é o princípio contábil segundo o qual, todo lançamento a crédito numa conta faz que surja outra, onde é registrada a mesma importância a débito _ grande avanço. Sem falar do teólogo que intitulou sua obra Contabilidade por Partidas Dobradas, contudo o tratado destacava o necessário ao bom comerciante. Ele considerado pai da contabilidade.
Por fim, percebemos que a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, colaborou com a atividade colonial, pois foi constituído o Erário Régio, ou seja, o Tesouro Nacional e Público juntamente com o Banco do Brasil (1808), para amenizar o aumento dos gastos